Procedimentos
Mioma
Embolização e Ablação
Ablação:
A ablação dos miomas por radiofrequência está indicada em pacientes com miomas sintomáticos, ou seja, que causam sintomas, principalmente aumento do fluxo menstrual e sintomas compressivos, como aumento da frequência urinária. A taxa de sucesso da ablação dos miomas por radiofrequência é de 85% a 90%. Em geral, o número máximo de miomas a serem tratados é de três. E o diâmetro máximo do maior mioma não pode exceder 8 centímetros. Miomas intramurais que distorcem a cavidade endometrial são os que apresentam melhores resultados terapêuticos quando tratados com a radiofrequência. Apesar da miomectomia ainda ser considerada o tratamento de primeira escolha para mulheres que desejam gestar, estudos científicos preliminares têm mostrado resultados promissores na preservação da fertilidade em pacientes submetidas a ablação dos miomas por radiofrequência.
Embolização de Mioma Uterino:
O que é?
A embolização dos miomas uterinos é um procedimento minimamente invasivo, realizada pelo médico especialista em Radiologia Intervencionista, e que consiste na interrupção do fluxo sanguíneo da artéria que nutre o mioma.
Como é realizada?
Ela é realizada através de uma pequena punção na virilha (sem cortes) e introdução de um cateter que é direcionado para a artéria uterina com auxílio do equipamento de hemodinâmica. Após o posicionamento do cateter, é realizada a injeção de micropartículas que se alojam especificamente nas artérias que nutrem os miomas, interrompendo o fluxo sanguíneo, com isso, os miomas iniciam um processo de degeneração, melhorando os sintomas de sangramento uterino em excesso, dor pélvica, útero de volume aumentado com sensação de peso e compressão de órgãos da pelve, dificuldade para engravidar, fornecendo a mulher uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional.
Após o procedimento de embolização:
• O tempo de internação é geralmente de 1 dia.
• A paciente pode sentir cólicas após a embolização, que são mais intensas durante as primeiras 24 horas após o procedimento e vão melhorando rapidamente nos próximos 2 a 3 dias.
• Normalmente, é possível retornar às atividades cotidianas dentro de uma semana.
• O alívio dos sintomas leva de duas a três semanas para ser perceptível e, ao longo de um período de 3 a 6 meses a melhora dos sintomas se estabiliza.
Benefícios da Embolização do Mioma Uterino:
• O procedimento é feito sob raquianestesia e sedação, sem a necessidade de anestesia geral, sendo menos invasivo do que a cirurgia.
• Nenhuma incisão cirúrgica é necessária, apenas uma punção na virilha por onde entra o cateter e as micropartículas embolizantes.
• Geralmente o tempo de internação é de 1 dia e as pacientes retornam às suas atividades cotidianas em uma semana.
• Aproximadamente 90% das mulheres apresentam resolução significativa ou completa dos sintomas relacionados aos miomas.
• O procedimento de embolização preserva o útero e permite que a mulher tenha filhos no futuro.
Confira outros Procedimentos